Uso consciente da água

 

Uso da água dos reservatórios do Projeto São Francisco

 

Com o funcionamento das três estações de bombeamento (uma no Eixo Norte e duas no Eixo Leste) do Projeto de Integração do Rio São Francisco, já tem água em algumas estruturas de engenharia, como canais, reservatórios e aquedutos.

 

Essa água do projeto não pode ser utilizada para atividades de lazer. É estritamente proibida a entrada de pessoas não autorizadas nos trechos de obras, principalmente, nas estruturas com água do Rio São Francisco. As estruturas dos canais foram projetadas para condução da água e não para práticas aquáticas. Há alto risco de afogamento por conta da correnteza e da profundidade dos reservatórios que varia entre 10 e 69 metros. O objetivo do Governo Federal é garantir a segurança de todos os cidadãos e conservar a água do Velho Chico para consumo humano.

 

Atualmente, a água que já percorre trechos dos canais é utilizada para testar as estruturas da obra, como aquedutos e barragens, além de equipamentos hidromecânicos e elétricos. É a chamada fase de pré-operação. Por este motivo, é importante que os moradores próximos ao projeto estejam conscientes de que não é permitido jogar lixo ou alimentos nos reservatórios e canais, assim como utilizar as estruturas como área de lazer.

 

Após o tratamento adequado da água para consumo humano, os reservatórios do Projeto de Integração do Rio São Francisco beneficiarão as comunidades que moram às margens dos canais, por meio de sistemas de abastecimento. Portanto, a etapa atual de teste é fundamental para fazer com que a água chegue até as torneiras da população que vive próxima às obras.

 

 

Uso responsável e correto da água e dicas de economia no dia a dia *

 

- Não desperdice água. Mesmo que uma nascente ou um trecho de curso d'água passe por uma fazenda ou chácara, o proprietário da terra não pode fazer uso desse bem como quiser. Deve ser respeitada as determinações de órgãos ambientais e de gestão da água para proteger o meio ambiente e preservar os direitos dos outros usuários.

 

- Economize água durante a limpeza de frutas e verduras. Use uma colher de sopa de água sanitária ou cloro para cada litro de água e deixe os produtos mergulhados por 15 minutos. Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos. Você vai garantir frutas e verduras limpas, mesmo sem o uso de água da torneira.

 

- Ao lavar louça, primeiro jogue fora os restos de alimentos. Depois, encha a metade da pia ou use uma bacia com água e sabão e deixe pratos e talheres de molho, o que ajuda a soltar a sujeira. Ensaboe as louças com a torneira fechada e abra apenas para enxaguar. Com essa pequena mudança, você vai economizar mais de 100 litros de água em cada lavagem.

 

- Ao escovar os dentes, ensaboar as mão ou fazer a barba, feche a torneira. Escovar os dentes com a torneira aberta gasta até 25 litros de água. Então, abra a torneira apenas para o enxágue. Atenção ao tempo debaixo do chuveiro. A cada minuto, mais de 20 litros de água limpa são jogadas fora. Banhos rápidos economizam água e energia elétrica.

 

- Economizar água traz mais benefícios do que você imagina. Por causa da distância cada vez maior de captação, são necessárias grandes obras para garantir o abastecimento das cidades. Isso significa energia, dinheiro e potencial impacto no meio ambiente. Além disso, ao economizar água você contribui pra redução do volume de esgotos.

 

- Proteja-se. Não nade em rios poluídos, não beba água suja, nem ande descalço em terrenos inundados. Doenças, como febre tifoide, cólera, diarreia, hepatite e leptospirose são transmitidas pela água contaminada. A qualidade da água é fundamental para a saúde humana.

 

- Não use mangueira para varrer a calçada. Limpe o local com uma vassoura e aproveite a água já usada na lavagem de roupas, por exemplo. Instale aeradores, pequenas telas nas torneiras, que ajudam na economia.

 

- Lave de uma vez toda a roupa acumulada. Mantenha a torneira do tanque fechada ao esfregar as peças. Se tiver máquina de lavar, use sempre a carga máxima e evite ligá-la mais de três vezes por semana. Tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxágues. Ao comprar uma lavadora, prefira as com abertura na frente, que gastam menos água.

 

- Aproveite água de chuva. Você pode armazená-la em recipientes colocados nas saídas das calhas ou na beirada do telhado. Essa água pode ser usada para regar plantas ou lavar áreas. Deixe os recipientes bem fechados para que não se tornem focos de mosquito da dengue.

 

- Uma piscina média exposta ao sol e ao vento perde mais de 3 mil litros de água por mês com a evaporação. Essa quantidade é suficiente para suprir as necessidades de água potável de uma família de quatro pessoas por 1 ano e meio. Basta cobrir a piscina para reduzir o desperdício em 90%.

 

* Fonte: Agência Nacional de Águas (ANA)