Revitalização

 

Apresentação

 

O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF) é coordenado pela Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Ministério da Integração Nacional.

 

As ações de revitalização são executadas de acordo com as seguintes políticas: Nacional de Meio Ambiente - Lei nº. 6.938/81, a Nacional de Recursos Hídricos - Lei nº. 9.433/97, e a Nacional de Saneamento - Lei nº. 11.445/07.

 

Divide-se em cinco linhas de ações:

- Gestão e Monitoramento;

- Agenda Socioambiental;

- Proteção e uso sustentável de recursos naturais;

- Qualidade de saneamento ambiental e;

- Economias Sustentáveis.

 

 

Mais de mil nascentes recuperadas

 

O Governo Federal, por meio Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), realiza ações de revitalização do Rio São Francisco e do controle do processo erosivos para melhorar a oferta hídrica do manancial.

 

Desde 2007, diversas ações são desenvolvidas para a preservação da Bacia do Rio São Francisco nos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. As atividades de revitalização da Companhia alcançam diversos pontos da bacia do São Francisco e afetam, direta ou indiretamente, a vida de mais de 18 milhões de pessoas, distribuídas em área superior a 600 mil km². 

 

As iniciativas são realizadas em quatro eixos principais: sistemas de esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, controle de processos erosivos e sistemas de abastecimento de água por meio do programa Água para Todos (APT). O programa já beneficiou a população de 282 localidades nos cinco estados (AL, BA, MG, PE e SE) onde a Codevasf desenvolve as ações de revitalização do Rio São Francisco. Até o momento, 1.777 nascentes foram recuperadas. Mais de 700 peixamentos foram realizados, com a produção de 134 milhões de alevinos em águas da bacia. 

 

A Codevasf também possui 220 empreendimentos de esgotamento sanitário, processos erosivos e resíduos sólidos, dos quais 137 já foram concluídos nos Estados de atuação da Companhia. O Governo Federal já investiu R$ 2,1 bilhões nas ações de preservação e revitalização da Bacia do Rio São Francisco.

 

 

Para mais informações sobre a revitalização, acesse o site da Codevasf.