Recuperação das nascentes

 

Recuperação de nascentes
 

Até o momento, 1.777 nascentes do Rio São Francisco já foram preservadas. Para enfrentar as degradações do rio, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) elaborou o Plano Nascente, para atuar, inicialmente, em 10 mil nascentes, de 2015 a 2018.

O período inicial de duração do plano é 10 anos com foco na bacia do rio São Francisco. A iniciativa também deverá servir como modelo de ações que depois deverão ser replicadas nas demais bacias da área de atuação da empresa.
 

A estratégia do Plano é promover a integração dos governos (União, estados e municípios), da iniciativa privada, das organizações não governamentais e da sociedade para a execução das ações de preservação do rio.
 

As causas da degradação do Rio São Francisco existem desde o período colonial, com contínuo e intenso processo de assoreamento e perda de solo devido o uso e ocupação inadequados, sem práticas de conservação e preservação. Essas práticas levam ao secamento de nascentes e destruição de matas ciliares. Finalmente, há ainda a poluição química advinda de esgoto in natura e de resíduos sólidos.

Saiba mais sobre o Plano Nascente


Conheça a revitalização do Rio São Francisco: acesse o site da Codevasf.