O andamento das obras

 

Apresentação

 

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma prioridade do Governo Federal. Em março deste ano, a água do 'Velho Chico' chegou aos estados de Pernambuco e Paraíba, após o funcionamento do Eixo Leste do empreendimento. Leia mais.

 

As primeiras cidades que foram abastecidas com a água do Rio São Francisco foram: Sertânia (PE) - com 35 mil moradores - e Monteiro (PB) - com 33 mil habitantes.  O tratamento e a distribuição são de responsabilidade do governo estadual. 

 

O objetivo do Eixo Leste é garantir a segurança hídrica da população da Paraíba e de Pernambuco. As obras físicas necessárias para a passagem da água neste trecho foram concluídas em dezembro de 2016. 

 

As seis estações de bombeamento desse eixo estão em operação (EBV-1, 2, 3, 4, 5 e 6) - entre Floresta (PE); Custódia (PE) e Sertânia (PE). A água 'Velho Chico' tem percorrido os 217 quilômetros dos canais e das demais estruturas de engenharia do trecho, que a conduzem até o leito do Rio Paraíba, em Monteiro (PB). Em abril, o Projeto São Francisco começou a beneficiar a cidade de Campina Grande (PB). Leia mais.

 

O empreendimento apresenta 96,37% de conclusão nos dois eixos, sendo 94,92% no Eixo Norte e o Eixo Leste já está com 100%. Os dados são referentes aos avanços registrados em abril deste ano.

 

Os dois eixos de transferência de água são organizados em seis trechos de obras (Metas 1N, 2N, 3N, 1L, 2L e 3L). Essas etapas são compostas pelos antigos 16 lotes do projeto.

 

EIXO LESTE

 

META 1L - Meta Piloto (16 quilômetros): Compreende a captação no reservatório de Itaparica até o reservatório Areias, ambos em Floresta (PE). A Meta 1L está 100% finalizada e está localizada em Floresta (PE).

 

META 2L - (167 quilômetros): Inicia na saída do reservatório Areias, em Floresta (PE), e segue até o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE). A Meta 2L está com 100% de execução física. O trecho passa pelos municípios de Floresta (PE), Custódia (PE) e Betânia (PE).

 

META 3L - (34 quilômetros): Este trecho está situado entre o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE), e o reservatório Poções, em Monteiro (PB). A Meta 3L está 100% concluída. A etapa passa pelos municípios de Custódia (PE), Sertânia (PE) e Monteiro (PB).

 

EIXO NORTE

 

META 1N - (140 quilômetros): Vai da captação do Rio São Francisco, no município de Cabrobó (PE), até o reservatório de Jati, em Jati (CE).  A Meta 1N apresenta  92,43% de execução física.  As obras passam pelos municípios de Cabrobó (PE), Terra Nova (PE), Salgueiro (PE), Verdejante (PE) e Penaforte (CE).

 

META 2N - (39 quilômetros): Começa no reservatório Jati, no município de Jati (CE), e termina no reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE). A Meta 2N apresenta 99,44% de execução física. Este trecho passa pelos municípios de Jati, Brejo Santo e Mauriti, no estado do Ceará.

 

META 3N - (81 quilômetros): Estende-se do reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE), até o reservatório Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras (PB). A Meta 3N apresenta 98,35% de execução física. Este trecho passa pelos municípios de Brejo Santo (CE), Mauriti (CE), Barro (CE), Monte Horebe (PB), São José de Piranhas (PB) e Cajazeiras (PB).

 

Confira o mapa da obra.

 

Mão de obra

Na reta final, o Projeto de Integração do Rio São Francisco possui em torno de 2,1 mil trabalhadores contratados para atuarem nos dois eixos de transferência de água - Norte e Leste. Quase mil equipamentos estão em operação ao longo dos 477 quilômetros de extensão do empreendimento.