Camefauna e nema

 

Centro de Conservação e Manejo de Fauna - Cemafauna

 

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) é um grupo de pesquisas com uma interface de educação ambiental que trabalha nos estudos de inventário, resgate e monitoramento da fauna silvestre nas áreas de influência direta e indireta do Projeto Rio São Francisco. A estrutura foi implantada com recursos do Ministério da Integração Nacional de R$ 8,9 milhões e faz parte do Programa de Conservação da Fauna e Flora - um dos 38 programas socioambientais do projeto.

 

Sua sede, no campus de Petrolina (PE) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), conta com as seguintes unidades: Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), Núcleo de Ecologia Molecular (Necmol), Núcleo de Ecologia de Água Doce (Necad), centro de visitantes e Museu de Fauna da Caatinga. As instalações são modernas e os laboratórios possuem equipamentos de última geração.

 

O Cemafauna tem como missão a busca do conhecimento científico nas diferentes áreas de conhecimento que abarcam a conservação da natureza nas Caatingas, aliando este conhecimento a práticas de cunho socioambiental, tecnológico e educacional.

 

Estágios no Cemafauna

 

Estudantes dos cursos de medicina veterinária, zootecnia, agronomia e ciências biológicas podem se candidatar a estágios. As vagas são abertas semestralmente e devem ser solicitadas presencialmente, na recepção do Núcleo de Ecologia Molecular (Necmol), no Campus de Ciências Agrárias da Univasf, BR-407, Projeto de Irrigação Nilo Coelho, s/n, C1, em Petrolina (PE). O candidato deve levar currículo e aguardar retorno da coordenação de estágio. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cemafauna@univasf.edu.br ou pelo telefone (87) 2101- 4818.

 

Visitação pública

 

O Museu de Fauna da Caatinga oferece suas coleções científicas à visitação pública. Pelo museu, o Cemafauna colabora com a educação ambiental, mostrando os animais que compõem o bioma. Em junho de 2015, passou a fazer parte do cadastro nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, que tem mais de três mil instituições museológicas registradas.
 
A coleção do museu inclui espécies que rastejam, andam e voam pelo sertão, inclusive insetos. Painéis sensíveis ao toque mostram diferentes trechos do Projeto São Francisco e os animais encontrados em cada local.

Alguns visitantes têm a expectativa de encontrar um zoológico no Cemafauna, mas não é o caso. Os animais estão em processo de reabilitação para retornarem à natureza, então o contato humano é restrito aos tratadores e veterinários.

 

Os visitantes recebem palestras sobre os mais diversos temas, desde a atuação do Cemafauna até o tráfico de animais silvestres e animais peçonhentos, entre outras.

 

As visitas em grupos (no máximo 50 pessoas) devem ser agendadas pelo telefone (87) 2101-4818 ou pelo e-mail museu.cemafauna@univasf.edu.br realizadas de terça a sexta-feira, a partir das 9h às 11h.
                           
Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental

 

O Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi criado para executar os programas de monitoramento da cobertura, composição e diversidade vegetal. O Nema executa também o programa de recuperação de áreas degradadas do Projeto São Francisco, concentrando toda a organização e análise dos dados provenientes do campo.

 

As atividades servem para a formação de profissionais e estudantes. A estrutura foi implantada com recursos do Ministério da Integração Nacional de R$ 1,5 milhão e faz parte do Programa de Conservação da Fauna e Flora - um dos 38 programas socioambientais do projeto.

 

Inaugurada em abril de 2015, a nova sede do Nema da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está localizada em Petrolina (PE). O prédio sustentável de 750 metros quadrados (foto) segue as recomendações de sustentabilidade da Controladoria-Geral da União para novas edificações do Governo Federal: armazena águas das chuvas, é posicionado de forma a potencializar a ventilação natural e utiliza painéis solares fotovoltaicos para transformar em eletricidade a energia do abundante sol da região.

 

O local tem finalidade científica. Conta com laboratórios, áreas de exposições, mini-auditório, abriga coleção botânica, gabinete e salas de trabalho para mais de 100 pesquisadores, professores, biólogos, analistas ambientais e demais profissionais.

 

Estágios no Nema

 

Estudantes de biologia, engenharia agronômica e engenharia agrícola e  interessados em estagiar no Nema devem, preferencialmente, estar nos dois últimos anos do curso. As inscrições são presenciais na recepção do Nema. Endereço: Centro de Ciências Agrárias da Univasf. BR-407, km 12, lote 543. Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, s/n. Petrolina - PE. Outras informações pelo telefone (87) 2101-4867.