Últimas Notícias

Voltar

Ministro Helder Barbalho faz vistoria à Ilha de Mosqueiro, em Belém (PA)

Ministro Helder Barbalho faz vistoria à Ilha de Mosqueiro, em Belém (PA)

Prefeitura solicitou R$ 24,9 milhões para recuperação de danos causados pela força das marés
Por Assessoria de Comunicação

Publicação: 17/02/2017 | 19:38

Última modificação: 20/02/2017 | 11:55

Brasília-DF, 17/2/17 - O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, participa nesta sexta-feira (17) de vistoria à orla da Ilha de Mosqueiro, em Belém (PA). A região está sofrendo com a força das marés e rios, que tem causado danos no solo e, em um período de chuvas intensas, pode oferecer riscos à segurança da população.
A vistoria está marcada para acontecer das 9h30 às 11h30 e as equipes da Prefeitura de Belém e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) deverão percorrer as praias de Maraú, Baía do Sol e Praia Grande. O ministro vai avaliar in loco o impacto causado pelas marés nas margens da ilha.

No último dia 31 de janeiro, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, encaminhou ofício ao ministro Helder Barbalho solicitando ajuda federal para ações de reforço estrutural e recomposição da orla da Ilha de Mosqueiro. O valor das obras foi orçado por técnicos da prefeitura em R$ 24,9 milhões.

Acompanham o ministro nesta vistoria a diretora do Departamento de Prevenção e Preparação do Ministério da Integração Nacional, Adelaide Nacif; o engenheiro Alexandre Alves Rocha; e o geólogo José Mauro Martine. Eles estão na capital paraense desde a última terça-feira (14), onde já fizeram visitas às áreas afetadas.

O documento que detalha as obras de recuperação já foi encaminhado ao Departamento de Prevenção e Preparação do Ministério, que está verificando a adequação do plano de trabalho às normas técnicas que permitem a liberação de recursos por parte da Defesa Civil nacional.  Somente após esta análise é que o financiamento poderá ser autorizado.