Últimas Notícias

Autoridades de sete estados visitam Ministério da Integração Nacional

Autoridades de sete estados visitam Ministério da Integração Nacional

Ministro Helder Barbalho recebeu prefeitos e apresentou ações da Pasta voltadas ao desenvolvimento regional
Por Assessoria de Comunicação

Publicação: 17/05/2017 | 20:09

Última modificação: 19/05/2017 | 18:22

Brasília-DF, 17/05/2017 - O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, recebeu senadores, deputados federais e estaduais e prefeitos de sete estados do país nesta quarta-feira (17), em Brasília, para tratar de demandas dos municípios e explicar a atuação e os programas da Pasta nas áreas de desenvolvimento regional, Defesa Civil Nacional e infraestrutura hídrica. Os prefeitos estavam na capital federal para participar da 'XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios'.

A comitiva de Rondônia abordou principalmente as questões de defesa civil e a necessidade de apoio para estruturar e fortalecer os Arranjos Produtivos Locais (APLs). Segundo Helder Barbalho, o apoio do ministério tem impulsionado o desenvolvimento da região Amazônica, em especial aqueles voltados para a produção de peixes e açaí. "Sabemos do protagonismo de Rondônia no cultivo e na experiência desses APLs. A importância econômica dessas atividades é enorme e o objetivo é integrar produtores para aumentar a inclusão e potencializar o desenvolvimento regional", afirmou o ministro.

Os gestores da Bahia, Maranhão, Pernambuco e Paraíba trataram especialmente dos temas relacionados à seca prolongada nos estados, solicitando apoio do Ministério da Integração Nacional para implementar ações que minimizem os danos. Dentre as solicitações estão adutoras de engate rápido, sistemas de captação de água e obras hídricas. "Estamos empenhados em auxiliar a população e reduzir os danos que esta seca tem causado. Intensificando as ações já desempenhadas e estamos empenhando esforços para identificar outras possibilidades de apoio", afirmou Helder Barbalho.

O ministro também recebeu um grupo de prefeitos do Mato Grosso do Sul e do Pará. Foram tratados temas como defesa civil, operação carro-pipa e projetos de pavimentação asfáltica.