Sistema de Informações sobre Projetos Públicos de Irrigação

Secretaria Nacional de Irrigação

Publicação: 02/06/2014 | 15:41

Última modificação: 06/05/2015 | 14:51

 

Clique na Imagem e acesse o SISPPI

 

Com a promulgação da nova Política Nacional de Irrigação (Lei nº 12.787/2013), o Ministério da Integração Nacional* desenvolveu um novo método de processamento de informações sobre agricultura irrigada no Brasil, denominado Sistema Nacional de Informações sobre Irrigação.

Ele abrange informações sobre áreas irrigadas, infraestrutura de suporte à produção agrícola irrigada, disponibilidade de energia elétrica e de outras fontes de energia para irrigação, além das condições socioeconômicas do produtor.

Em virtude do volume de dados e da intensa colaboração institucional necessária, o Sistema de Informações será divido em módulos. O primeiro, trata das informações dos projetos públicos de irrigação.

Um de seus componentes é o Sistema de Informações sobre os Projetos Públicos de Irrigação (SISPPI), que contém informações gerais dos projetos, tais como, vias de acesso, localização geográfica, área irrigável, área irrigada por método e sistema de irrigação, principais culturas exploradas, valor bruto de produção, organização de produtores e cooperativas existentes no projeto, dentre outras informações.

Ao disponibilizar estes dados a gestores, agentes públicos e sociedade civil, o SISPPI fornece subsídios para elaboração dos planos de irrigação, avaliação e classificação dos projetos públicos de irrigação, disseminação de práticas que levem ao êxito dos projetos e planejamento da expansão da agricultura irrigada.

Para se cadastrar, acesse o Sistema de Informações sobre os Projetos Públicos de Irrigação (SISPPI).

 

 

* O desenvolvimento do SISPPI, conforme Portarias MI nº 643/2012, nº 37/2013 e nº 201/2013, foi baseado na cooperação institucional entre a Secretaria Nacional de Irrigação (SENIR/MI), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).