Rede de Desenvolvimento Regional

Publicação: 17/04/2014 | 15:04

Última modificação: 19/05/2015 | 21:01

A Rede Social do Desenvolvimento Regional visa à promoção do monitoramento, divulgação e realização de debates acerca da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.

Um de seus objetivos é mobilizar setores da sociedade civil, pesquisadores, acadêmicos, gestores públicos do governo e, em especial, os participantes da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional.

 

1. ORGANIZAÇÃO

O acesso à Rede Social do Desenvolvimento Regional permite que o usuário conheça também suas subcomunidades e as comunidades relacionadas. Entenda e conheça melhor cada uma delas:

 

1.1 Subcomunidade Observatório do Desenvolvimento Regional (ODR)

Constitui em um repositório de informações georreferenciadas sobre dimensões centrais do desenvolvimento regional. Os dados são provenientes do Ministério da Integração Nacional e de outros órgãos setoriais do governo federal que trabalham a promoção do desenvolvimento regional. Pesquisadores e usuários de diferentes setores estão convidados a contribuir para o aperfeiçoamento da ferramenta, por meio de discussões, sugestões, análises e debates.

Acesse o Observatório do Desenvolvimento Regional em: http://odr.integracao.gov.br/

 

1.2 Comunidade Relacionada Conferência Nacional do Desenvolvimento Regional (CNDR)

Nesta comunidade é possível acompanhar as ações firmadas pós-conferência, além dos debates entre os participantes do processo, em especial, entre o Ministério da Integração Nacional, os delegados de cada Estado da Federação e as Comissões Estaduais. Estão disponíveis, também, materiais que resultaram da I Conferência Nacional do Desenvolvimento Regional, de acordo com suas etapas: estaduais, macrorregionais e etapa nacional.

1.2.1 Subcomunidade Fórum de Delegados

Esta subcomunidade da CNDR é utilizada pelos delegados de cada estado da federação para discussão e aprofundamento dos temas relacionados à governança da Nova Politica Nacional do Desenvolvimento Regional.  O objetivo é viabilizar um Fórum Permanente a ser incorporado como uma das instâncias de governança da Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR.

 

Conheça estas outras comunidades relacionadas e subcomunidades da Rede Social de Desenvolvimento Regional.

 

2. PARTICIPE

Na Rede é possível acompanhar debates sobre o desenvolvimento regional, bem como acessar materiais produzidos em eventos organizados pelo Ministério da Integração Nacional.

A Rede de Desenvolvimento Regional representa um a um espaço aberto à ampla participação. A Secretaria de Desenvolvimento Regional está à disposição para ampliar o uso da ferramenta, criar espaços interativos e ampliar a Rede em prol da do estudo e debate em busca da redução das desigualdades regionais e em prol do desenvolvimento do Brasil.