Observatório do Desenvolvimento Regional - ODR

Publicação: 16/05/2014 | 10:18

Última modificação: 10/09/2015 | 09:34

 

O Observatório do Desenvolvimento Regional (ODR) é um sistema de acesso público, analítico, moderno e inovador, que reúne diversas informações georreferenciadas, fornecidas por órgãos e institutos de pesquisas do governo federal.

O ODR foi desenvolvido com o objetivo de aprimorar a avaliação, o monitoramento e, consequentemente, a gestão da Política Nacional do Desenvolvimento Regional (PNDR). Ele é, portanto, um instrumento importante no aperfeiçoamento constante da PNDR e de orientação para as ações transversais do governo federal.

Trata-se de um instrumento de controle social e confere transparência na gestão dos recursos públicos, atendendo a crescente demanda da sociedade brasileira. E vai além, pois se constitui em uma ferramenta de pesquisa das ações do governo federal disponível para a sociedade que, por meio de suas análises, deve interagir e colaborar com o poder público para aperfeiçoar os seus gastos e tornar mais eficientes suas ações.

 

Análises

Gestores, pesquisadores, e sociedade civil, podem mapear e avaliar, de forma precisa, o desenvolvimento regional em diferentes, bem como entender melhor as diversas e complexas dimensões das desigualdades do País, seja no âmbito macrorregional ou intraregionalmente. Portanto, é um recurso que permite uso diverso e continuadamente, possibilitando compreender os processos ocorridos nas distintas poções do território nacional e o resultado dessas dinâmicas.

O ODR permite análises por meio da geração de mapas, gráficos e tabelas. É possível acompanhar, mapear e fazer análises evolutivas de uma região do País. Além disso, fazer comparações entre unidades da federação, macrorregiões, ou determinadas regiões específicas, como as regiões prioritárias - faixa de fronteira e semiárido. É possível também monitorar a evolução de indicadores sociais ou o histórico dos financiamentos dos Fundos Constitucionais.

 

Diferenciais

  • Foco restrito na temática 'Desenvolvimento Regional';
  • Indicadores de financiamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR);
  • Análises georreferenciadas do território nacional.

 

Acesse: