Coordenadorias Municipais - Atualização de Cadastro

Publicação: 19/02/2013 | 17:39

Última modificação: 28/04/2016 | 08:57

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil vem incentivando, em parceria com os Estados, a implantação de órgãos municipais de proteção e defesa civil responsáveis pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de proteção e defesa civil no município.

É de grande importância a criação de um órgão municipal específico que trate da gestão de risco e da gestão do desastre, porque é no município que os desastres acontecem e a ajuda externa normalmente demora a chegar.

É necessário que a população esteja organizada, preparada e orientada sobre o que fazer e como fazer.

A principal atribuição do órgão municipal de proteção e defesa civil é conhecer e identificar os riscos de desastres no município. A partir deste conhecimento é possível preparar-se para enfrentá-los, com a elaboração de planos específicos para prevenir e mitigar os riscos de desastres, preparar para a redução dos desastres, responder e recuperar os efeitos do desastres.

Mas somente planos bem elaborados pelos órgãos de governo não são suficientes. É preciso que a comunidade participe das atividades de proteção e defesa civil no município, organizando-se em Núcleos de Proteção e Defesa Civil que irão auxiliar o órgão municipal desde o planejamento até a execução das ações de defesa civil.

Com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, mantenha atualizado os dados cadastrais do seu órgão de proteção e defesa civil junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. PREENCHA O CADASTRO

Em caso de dúvidas sobre a atualização de cadastro, contate o Departamento de Minimização de Desastres - DMD no e-mail defesacivil.minimizacao@integracao.gov.br, ou no telefone (61) 2034-5536 ou o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco de Desastre - CENAD no telefone (61) 2034-4600.