Integração Nacional publica medida de apoio a cidades no AM, RJ e SE

Integração Nacional publica medida de apoio a cidades no AM, RJ e SE

Municípios atingidos por desastres naturais poderão ter acesso a ações de assistência da Defesa Civil Nacional
Por Assessoria de Comunicação

Publicação: 09/04/2018 | 15:16

Última modificação: 16/04/2018 | 18:10

Brasília-DF, 09/04/2018 - O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em mais cinco municípios de Rio de Janeiro, Sergipe e Amazonas. A medida vai permitir que as cidades tenham acesso às ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais. A lista com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (9).

Dentre as cidades contempladas estão São José do Vale do Rio Preto e Conceição de Macabu, no Rio de Janeiro, atingidas por chuvas intensas nos últimos dias; Santa Isabel do Rio Negro (AM), Poço Verde (ES) e Nossa Senhora da Glória (ES), que sofrem os efeitos do extenso período de estiagem. O reconhecimento federal tem vigência por 180 dias.

Auxílio emergencial

Para obter apoio material e financeiro da Defesa Civil nacional, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). O documento é então analisado pelas equipes técnicas da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec-MI). Se aprovado, o recurso é definido e disponibilizado pelo Ministério da Integração.

 

PORTARIA Nº 100, DE 6 DE ABRIL DE 2018

Ouça e faça o download do boletim de rádio.