Apresentação

Publicação: 03/10/2011 | 12:33

Última modificação: 03/08/2015 | 16:38

A Secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais (SFRI) foi criada em 2011 com a reestruturação do Ministério da Integração Nacional. Ela surgiu pela necessidade de uniformizar procedimentos, critérios e prioridades na aplicação dos recursos dos Fundos Regionais e Incentivos Fiscais, atualizar os instrumentos de financiamento existentes, prospectar novas fontes de recursos e oportunidades voltadas para a redução das desigualdades regionais. Ainda, tem como missão viabilizar novas ferramentas de apoio aos setores produtivos e ao fomento de projetos de interesse do desenvolvimento regional, em sintonia com os objetivos estratégicos do Ministério.

A SFRI, seguindo o modelo organizacional implantado no MI, tem focado suas ações em resultados e com atuação voltada para os processos prioritários, de modo a permitir uma otimização dos esforços empreendidos pelos atores envolvidos.

Atualmente, a SFRI é responsável por administrar, em conjunto com outras Instituições, os recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO) do Nordeste (FNE) e do Centro Oeste (FCO); dos Fundos de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), do Nordeste (FNE) e do Centro Oeste (FDCO) e dos Incentivos Fiscais e dos Fundos de Investimento da Amazônia (FINAM) e do Norte (FINOR).