Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil

Renato Newton Ramlow

Publicação: 09/08/2011 | 16:06

Última modificação: 27/09/2016 | 18:13

Foto do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton RamlowO secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) é formado pela Academia da Polícia Miliar de Santa Catarina, com especialização em administração, estratégia e gestão da segurança pública. É Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor pela Academia de Polícia Militar do Estado do Paraná.

Nascido em Santo Amaro da Imperatriz, região metropolitana de Florianópolis (SC), foi oficial da Polícia Militar (PM) de Santa Catarina por 31 anos  e atuou no comando de diversas unidades de operações especiais, entre elas, o primeiro Batalhão de Polícia de Choque de SC, o 7º Batalhão de Polícia Militar de SC, a 4ª Companhia do 2º Batalhão da PM de Xanxerê e o 4º Batalhão de Polícia da cidade de Florianópolis. O coronel passou a integrar o time da reserva da PM em 2015.

Antes de assumir o cargo de Secretário, em setembro de 2016, participou de cursos voltados para táticas anti-sequestro, segurança de autoridades e dignitários, socorro e assistência em atendimentos emergenciais, patrulhamento policial de alto risco, dentre outros.