Apresentação

Publicação: 24/02/2012 | 20:19

Última modificação: 14/05/2015 | 20:28

A Secretaria Executiva, como órgão de assistência direta e imediata ao ministro de Estado, é responsável, principalmente, pela execução das atividades de desenvolvimento organizacional e de modernização administrativa que assegurem a eficácia e efetividade das ações, além de atuar na supervisão e coordenação das atividades das secretarias integrantes da estrutura do Ministério e das entidades a ele vinculadas. Trabalha também na coordenação global e no acompanhamento dos projetos de cooperação técnica celebrados com organismos internacionais, e no monitoramento das ações do Ministério no âmbito de planos, programas e projetos prioritários do governo federal.

Exerce ainda o papel de órgão setorial dos Sistemas de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC, de Administração dos Recursos da Informação e Informática - SISP, de Serviços Gerais - SISG, de Planejamento e de Orçamento, de Administração Financeira Federal, de Contabilidade Federal, de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal - SIORG e do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR.

Tem na sua composição dois departamentos, o de Gestão Estratégica e o de Gestão Interna. O primeiro trabalha na supervisão, coordenação e promoção das atividades relacionadas ao planejamento, à programação orçamentária e financeira, à organização e inovação institucional, à tecnologia da informação e à contabilidade, no âmbito do Ministério. O segundo atua na supervisão, coordenação e promoção das atividades relacionadas com a gestão de pessoas, de convênios, de logística, de administração financeira e de documentação e arquivo.